Hello, Canada! Descubra se você preenche requisitos para entrada expressa

Idade, qualificação e capacidade financeira podem fazer de você um ótimo candidato a desembarcar no país já com status de residente permanente
Canada, I'm coming! Descubra se você é o imigrante que país está buscando (foto: Jaimie Harmsen/Unsplash)

Yes, you want to live in Canada – e, como eu mencionei nos artigos anteriores, é possível tentar um visto para moradia permanente no país direto por uma das portas de entrada expressa (que é a modalidade de imigração chamada Express Entry).

Na comparação com a opção que envolve o visto de estudo, isso significa que você vai queimar três etapas.

Em vez de se matricular em uma universidade ou college, cumprir o tempo de estudo, prolongar a permanência com o PGWP para só a partir daí apostar na pontuação para tentar o visto de residência permanente (PR), você vai confiar no taco das suas qualificações e recursos financeiros. E vai pedir, do Brasil, um visto de residência permanente no Canadá.

Parece impossível de conseguir? Não é. Mesmo com a pandemia ainda incomodando, em agosto de 2021, por exemplo, segundo o CicNews Canada, que é a newsletter oficial do Governo, o departamento de imigração aprovou e convidou 3 mil candidatos a acessarem o PR.

Existem três programas de imigração sob a modalidade Express Entry, cada um deles com diferentes requisitos.

Nesta página, você pode responder a um questionário online (em inglês),  descobrir se preenche os requisitos e/ou em qual dos programas você se encaixaria. Você vai até fazer descobertas interessantes ao navegar pelas perguntas – como, por exemplo, que a Província de British Columbia valoriza a candidatura de chefs de cozinha, cozinheiros, profissionais de panaderia/patisseria e açougueiros.     

Os programas para a Express Entry são:

  1. 1) Federal Skilled Worker

Este programa é para trabalhadores qualificados e experientes que desejam se mudar para o Canadá permanentemente. Há requisitos mínimos de tempo de experiência qualificada de trabalho, proficiência linguística e grau de instrução – e, para ser elegível, você precisa cumprir todos.

Se sim, sua candidatura segue adiante e vai ser baseada em um sistema de pontos cujo máximo é de 100, e a média atual de aprovação dos candidatos, segundo o website do departamento de imigração, é de 67 pontos. Esta página descreve detalhadamente como a pontuação é distribuída.

Experiência qualificada de trabalho: para a imigração canadense, significa que você trabalhou em um desses grupos dos cargos de Classificação Nacional de Ocupação (NOC, clique para ver a descrição): cargos gerenciais (habilidade tipo 0), trabalhos profissionais (nível de habilidade A), trabalhos técnicos e profissões especializadas (nível de habilidade B).

Vou dar exemplos. No caso do cargo gerencial, se você é da área de Gastronomia e trabalhou em restaurante, você tem que ter sido, no mínimo, gerente dele.

Se você é um profissional, tem que ser tipo Médico, Dentista, Arquiteto (profissões que exigem graduação plena). No caso de trabalhos técnicos/especializados entram, por exemplo, chefs, eletricistas e bombeiros hidráulicos.  

Sua experiência de trabalho qualificado deve ser no mesmo tipo de trabalho (ter o mesmo NOC) que o trabalho que deseja usar para o seu pedido de imigração (chamado de sua ocupação principal) nos últimos 10 anos.

O trabalho tem que ter sido remunerado – voluntário ou estágios não-remunerados não contam, e você terá que comprovar que cumpriu pelo menos 1 ano de trabalho contínuo ou 1.560 horas no total (30 horas por semana).

Se a sua formação profissional aconteceu no Brasil (ou em qualquer outro país que não seja o Canada) você vai ter que submeter suas credenciais a uma Educational Credential Assessment (ECA), que vai verificar se sua Educação equivale a um programa de mesmo nível concluído no Canadá.

Comprovação de fundos: você deve mostrar que tem dinheiro suficiente para você e sua família se estabelecerem no Canadá – a menos que você já seja autorizado a trabalhar legalmente no Canada e/ou tenha uma oferta de emprego válida de um empregador no país. Esta página contém os os montantes necessários atualizados.

2) Federal Skilled Trades Program

Este programa do guarda-chuva Express Entry é voltado para atrair trabalhadores qualificados que desejam se tornar residentes permanentes no Canada com base na qualificação e experiência para a área de Comércio.

Muitos dos requisitos (proficiência linguística, prova de recurso financeiro) são bem semelhantes ao da categoria anterior, sendo que:

São necessários 2 anos de experiência de trabalho remunerado em tempo integral (ou igual período de experiência de trabalho em meio período) em um comércio especializado dentro de 5 anos anteriores à sua candidatura.

É ainda preciso atender aos requisitos de trabalho para esse Comércio qualificado, conforme estabelecido na Classificação Nacional de Ocupações (exceto se você tiver oferta de emprego válida, para jornada de tempo integral e por um período total de pelo menos 1 ano, ou certificado de qualificação nesse comércio especializado emitido por uma autoridade provincial, territorial ou federal canadense).

Não há requisitos de educação formal para o Federal Skilled Trades Program, mas se você quiser melhorar sua pontuação no pool da Express Entry, há 2 maneiras de fazer isso:

  • Se você estudou no Canadá, pode obter pontos extras pela obtenção de um certificado, diploma ou graduação; ou mesmo se cursou no país o ensino médio;
  • Se você estudou no Brasil ou em outro país fora o Canadá isso também pode te garantir uns pontos, mas nesse caso você vai ter que submeter suas credenciais a uma Educational Credential Assessment (ECA), que vai verificar se sua Educação equivale a um programa de mesmo nível concluído no Canadá.

3) Canadian Experience Class

Essa categoria é para trabalhadores qualificados que têm experiência de trabalho no país e desejam se tornar residentes permanentes. Ou seja, ele só se aplica a quem já está no Canada.

4) Como me candidatar dentro de alguma dessas modalidades?

  • O primeiro passo é criar um perfil no website do sistema de imigração.
  • Você vai precisar fazer upload de alguns documentos. Saiba quais são aqui.
  • Se você for elegível, o departamento de imigração vai colocar você em um pool junto com outros candidatos elegíveis, vai lhe classificar por meio da pontuação que você obtiver. Se você alcançar os pontos necessários, vai lhe convidar a se inscrever para ser um residente permanente do Canadá (você só poderá se inscrever online se receber o convite para tal).

Você deve estar perguntando, “dra Luma, você é uma advogada brasileira, como você sabe tudo isso?”. Bem, eu tenho lá minha curiosidade por direito internacional. Resolvi entender as regras de imigração para o Canadá, um país que me encanta sobretudo porque vem abrigando muitos refugiados – então cursei, no início de 2021, o Certificate in Temporary Resident Immigration Law do Ashton College de Vancouver, Canada.

Para saber mais sobre morar no Canadá, leia meu artigo sobre programas de atração de estrangeiros especificamente formulados pelas províncias canadenses e também sobre opções de visto de estudo no Canadá.

5 2 Votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Comente, pergunte ou sugira um tópico para nosso blog.

Artigos

Dia dos Advogados, poder da palavra, escuta empática e o Estado Democrático de Direito

É papel da Advocacia combater os ataques ao Estado Democrático de Direto. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional.

Proteção à mulher

Enfrentar a violência contra mulheres no contexto das mudanças climáticas é preciso

Neste Agosto Lilás, entenda por quê os desastres ambientais e o escasseamento dos recursos naturais atingem mulheres e meninas com mais força e acentuam a violência de gênero

Direito Ambiental

Zelar por uma floresta é possível, prova o Canadá

Com 94% de áreas florestais sob gestão pública, os regulamentos e políticas exigem planejamento do uso da terra, respeito aos aborígenes, proteção do habitat da vida selvagem, disciplina na colheita de madeira e reflorestamento

0
Qual sua opinião sobre o assunto? por favor, comente.x