Zelar por uma floresta é possível, prova o Canadá

Com 94% de áreas florestais sob gestão pública, os regulamentos e políticas exigem planejamento do uso da terra, respeito aos aborígenes, proteção do habitat da vida selvagem, disciplina na colheita de madeira e reflorestamento
O manejo florestal sustentável da Floresta Boreal canadense é garantido por um sistema que inclui leis estritas, monitoramento e fiscalização; tudo baseado em ciência (imagem: Dmitry Bukhantsov/Unsplash)

A floresta boreal do Canadá se estende por 270 milhões de hectares e, ao lado da tundra boreal russa, é atualmente a maior área de florestas intactas do planeta.

A zona boreal canadense abriga pinheiros, abetos, lariços, álamos e bétulas; milhares de lagos, rios e pântanos; 150 espécies de pássaros; 3,7 milhões de pessoas que frequentemente vivem em comunidades rurais e remotas do bioma – entre elas, 70% das comunidades aborígenes do Canadá.            

Tudo baseado em ciência: uma revisão em larga escala da literatura científica sobre a zona boreal foi recentemente concluída por pesquisadores do Serviço Florestal Canadense. O documento baliza e informa as políticas e o planejamento.

“A floresta boreal do Canadá armazena carbono, purifica o ar e a água, regula o clima. Como uma grande parte da zona boreal do planeta (28% ou 552 milhões de hectares) fica no Canadá, a floresta boreal deste país afeta a saúde do meio ambiente em todo o mundo. A zona boreal é crucial para a economia devido à disponibilidade de produtos madeireiros e não-madeireiros, recursos minerais e energéticos e potencial hidrelétrico dos rios regionais; fornece alimentos e matérias-primas renováveis ​​para os canadenses. As florestas boreais são cultural e economicamente significativas para os povos aborígenes do Canadá”.  É a declaração do governo canadense no website oficial.

O manejo florestal sustentável é garantido por um sistema que inclui leis estritas, monitoramento e fiscalização. Com 94% de áreas florestais sob gestão pública, os regulamentos e políticas exigem, por exemplo, planejamento do uso da terra, respeito aos interesses dos aborígenes, proteção do habitat da vida selvagem, disciplina sobre a colheita de madeira e práticas de reflorestamento.

Desde 1992, a maior variação negativa de cobertura florestal ocorreu na Bacia Amazônica, seguida pela África Central, Indonésia e Papua Nova Guiné. Entre 2019 e 2021, o Brasil perdeu 42 mil km² de vegetação nativa segundo o Relatório Anual de Desmatamento do MapBiomas, que acaba de ser divulgado. Em 2021, a destruição cresceu 20% em relação ao ano anterior.

A fiscalização cada vez mais frouxa encorajou organizações criminosas a diversificarem seus negócios dentro da floresta Amazônica. Além de administrar as rotas da cocaína que saem da Bolívia e da Colômbia, elas agora também praticam grilagem de terras, extração ilegal de madeira, garimpo em áreas protegidas e em terras indígenas. Foi o que recentemente identificou a operação Handroanthus, da Polícia Federal.

  A Amazônia é o ecossistema mais biodiverso do planeta. Ela contribui para retirar dióxido de carbono da atmosfera, ajuda a estabilizar os ciclos de chuvas na América do Sul e é o lar de povos indígenas, assim como de inúmeras espécies animais e vegetais.

E o exemplo canadense prova que a raça humana empoderada é, sim, capaz de ter um comportamento decente para com o meio ambiente.

*Artigo publicado no jornal A Tarde em 23 de julho de 2022

*Ludmilla Duarte é Jornalista, Especialista em Direitos Humanos, mestre em Política Pública e Administração pela Adler University (Vancouver, Canadá) e doutoranda em Política Ambiental na Universidade de Nairobi (Quênia).

5 1 Voto
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais velho
O mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Marcella

Interessante o que acabei de ler aqui, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. Meu Assista as melhores series

contato

Obrigada, Marcela, por seu comentário! Dei uma pausa na produção de conteúdo do blog por causa do meu PhD, mas nos próximos dias voltarei a postar. Ficamos em contato!

Comente, pergunte ou sugira um tópico para nosso blog.

Artigos

Proteção da infância prevaleceu: escolas baianas têm que obedecer regulação sobre publicidade de alimentos

O julgamento da ADI 5631 resultou em uma vitória significativa para a proteção dos direitos da criança. Por unanimidade, o STF reconheceu a constitucionalidade da lei baiana, estabelecendo um precedente ...

Artigos

Tripla crise planetária: melhor chamar as mulheres

A Conferência Global sobre Gênero e Meio Ambiente terminou com um apelo aos líderes mundiais para que turbinem a coleta científico-estatística de dados sobre a interseção entre mudança climática ...

Artigos

Do lixão para a construção: o tijolo verde de Joseph Muita

Os tijolos sustentáveis de Joseph Muita provam que a circularidade é um filão rentável, que os empregos verdes têm estar na pauta das sociedades e deveriam servir de exemplo para ...

2
0
Qual sua opinião sobre o assunto? por favor, comente.x